Projecto Colibri

A minha opinião sobre o Projecto Colibri

Como adepto de bom software gratuito, apresento um programa de faturação que tenho usado desde que iniciei a minha atividade. O software de faturação Projecto Colibri existe na versão gratuita e na versão paga atualmente RCP 13.

Para utilizadores que pretendam apenas tirar umas faturas, uns recibos e de vez em quando uma notas de crédito/débito, a versão gratuita torna-se extremamente conveniente, conseguindo de forma exemplar responder a essas necessidades, bem como muito mais. O programa é certificado e permite a exportação SAFT.

O Projecto Colibri a nível de layout, não se pode dizer que seja dos programas melhores e mais intuitivos. Tem um aspecto primitivo e técnico tipo folha de cálculo, o que por vezes pode deixar novos utilizadores ligeiramente confusos quando a configurações de parâmetros. Implica um conhecimento a nível de computadores um pouco mais avançado. Com treino e persistência,  faz o que foi desenhado para fazer e cumpre a sua função.

Fui detetando alguns bugs ao longo do tempo, entre eles, a impossibilidade de exportação de documentos para formato PDF. Após algumas tentativas e pesquisa, percebi que a versão para Windows 64 Bits estava a gerar esse bug. Como se resolve este erro? Desinstala-se a versão 64 e instala-se a de 32 Bits (mesmo num Windows 64) funciona e torna-se assim possível exportar e gravar documentos em PDF.

Recentemente foi incluída uma nova funcionalidade no Projecto Colibri que gera backups diários de forma automática. Esta funcionalidade é extremamente útil, porque perder a base de dados de um programa de faturação é algo a evitar.

Em caso de necessidade de reinstalar o software, basta baixa-lo e substituir a base de dados da instalação pelo backup. Ao iniciar o programa, a base de dados é atualizada e o programa fica exatamente com a mesma informação. Para maior segurança, pode-se gravar os ficheiros de backup num serviço Cloud, como por exemplo, Google Drive, Dropbox ou OneDrive.

Pontos fortes:

» Versão Gratuita
» Estável
» Atualizações regulares
» Fórum de discussão
» Relatórios
» Bom suporte

Pontos Fracos:

» Excessivamente técnico
» Pesquisas complexas
» Pouco “user friendly”

No geral é uma ótima opção para quem não quer gastar dinheiro num programa de faturação. Uso o Projecto Colibri no dia a dia à quase uma década e continuarei a usar. É certamente um “pedaço” de software que recomendo.

Website: www.projectocolibri.com
Downloads: Faça o download do Projecto Colibri

//