Software Facturação Gratuito Projecto Colibri

Projecto Colibri

A minha opinião sobre o Projecto Colibri

Como adepto de bom software gratuito, apresento um programa de faturação que tenho usado desde que iniciei a minha atividade. O software de faturação Projecto Colibri existe na versão gratuita e na versão paga atualmente RCP 10. Para utilizadores que pretendam apenas tirar umas faturas, uns recibos e de vez em quando uma notas de crédito/débito, a versão gratuita torna-se extremamente conveniente, conseguindo de forma exemplar responder a essas necessidades, bem como muito mais. O programa é certificado e permite a exportação SAFT.

O Projecto Colibri  nível de layout, não se pode dizer que seja dos melhores e mais intuitivos. Tendo um aspecto primitivo e técnico tipo folha de cálculo, o que por vezes pode deixar novos utilizadores ligeiramente confusos quando a configurações de parâmetros, o que implica um conhecimento a nível de computadores um pouco mais avançado. Com treino e persistência,  faz o que foi desenhado para fazer.

Fui detetando alguns bugs ao longo do tempo, entre eles, a impossibilidade de exportação de documentos para formato PDF. Após algumas tentativas e pesquisa, percebi que a versão para Windows 64 Bits estava a gerar esse bug. Como se resolve este erro? Desinstala-se a versão 64 e instala-se a de 32 Bits (mesmo num Windows 64) funciona e torna-se assim possível exportar e gravar documentos em PDF.

Recentemente foi incluída uma nova funcionalidade no Projecto Colibri que gera backups diários de forma automática. Esta funcionalidade é extremamente útil, porque perder a base de dados de um programa de faturação é algo a evitar. Em caso de necessidade de reinstalar o software, basta baixa-lo e substituir a base de dados da instalação pelo backup. Ao iniciar o programa, a base de dados é atualizada e o programa fica exatamente com a mesma informação. Para maior segurança, pode-se gravar os ficheiros de backup num serviço Cloud, como por exemplo, Google Drive, Dropbox ou OneDrive.

Pontos fortes:

» Versão Gratuita
» Estável
» Atualizações regulares
» Fórum de discussão
» Relatórios

Pontos Fracos:

» Excessivamente técnico
» Pesquisas complexas
» Pouco “user friendly”

No geral é uma ótima opção para quem não pretende investir dinheiro num programa de faturação e recomendo.

Website: www.projectocolibri.com
Downloads: Aqui

6 comentários em “Projecto Colibri

  1. Boa tarde, pois tudo isso se conforma, mas só vim parar ao seu “blog” porque tenho dúvidas de como se insere um logo gráfico na fatura do Colibri, será que me pode dar uma ajuda?

    Obrigado e boa continuação.

  2. Boas, será que me pode ajudar
    Já alguma vez teve um erro ao fazer uma Fatura :

    Gravar registo
    O registo está inconsistente

  3. ola boa tarde eu perdi o programa porque o meu computador foi a vida mas instalei a versao recente mas nao consegui recuperar os ficheiros todos como faco? voce falou de fazer um backup mas como faço isso?
    obrigada

  4. Tive a instalar a nova versão colibri12 mas não consigo abrir penso que deve faltar a licença. Já pedi mas ainda não foi enviada por email, sabe dizer se demora muito tempo a enviar a licença. O ficheiro h2 tenho de copiar o antigo e alterar a para 12? Agradeço ajuda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.